Casa da Mamãe acolhe mães que estão com bebês internados na Santa Casa de Sobral

  • PDF

casadamae090117

Com o objetivo de fortalecer o vínculo das mães com os filhos e visando incentivar os cuidados com o bebê e o aleitamento materno, a Casa da Mamãe abriga as mães de bebês nascidos na Maternidade Sant’Ana da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e que ainda estão internados no hospital. O espaço é um anexo da Santa Casa e conta com 20 acomodações. A hospedagem na Casa da Mamãe é gratuita.

Desde 2001, o espaço acolhe mães e presta assistência com grupos terapêuticos, psicólogos, serviços sociais e enfermagem. Hoje o anexo abriga 18 mulheres, entre as quais Sirlania Silva, residente em Viçosa do Ceará. A jovem instalou-se no anexo hospitalar, pois seu bebê nasceu com apenas oito meses e necessitou ficar no hospital, “as enfermeiras me orientaram a ficar na Casa da Mamãe porque meu filho está internado e eu tenho que visitar ele todo dia”, disse.

A enfermeira da Maternidade Sant’Ana, Átila Albuquerque, explica a importância da Casa da Mamãe “por ser uma fase importante que elas não podem perder e, morando distante do hospital, esse vínculo fica enfraquecido, podendo diminuir o aleitamento materno, cuidados e acompanhamento da criança”, disse.

Anualmente a Santa Casa de Sobral também realiza ações de humanização dentro do anexo. A mais recente foi a celebração de Natal, quando foi realizado um almoço especial com as mães e a equipe responsável pela Casa da Mamãe. As mães que moram em outro município e necessitam ficar na Casa da Mamãe até que o bebê se restabeleça e voltem à cidade de origem devem contatar as enfermeiras da maternidade e solicitar uma vaga na casa.

Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS)

Total de Acessos

  • Visualizações de Conteúdo : 17813386

.:: Fique ainda mais conectado ao seu SPN::.


Internautas Online

Nós temos 1249 visitantes online