Policiais

CE é o terceiro estado com maior número de membros do PCC

  • PDF

A situação está caótica no sistema prisional brasileiro. Rebeliões, mortes e disputa pelo poder no crime organizado. Diversos vídeos, áudios e fotos são compartilhados nas redes sociais, mostrando os presos, associados à grandes facções, comemorando a atuação dos grupos dentro das unidades prisionais. Recentemente, diversos presos cearenses foram transferidos para outros presídios. Para a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), a medida é uma maneira de “desarticular lideranças”. Porém, mesmo com a medida, a atuação das facções no Estado continua. De acordo com o Centro de Segurança Institucional e Inteligência do MP-SP (Ministério Público de São Paulo), o Ceará possui 1.396 membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), sendo o terceiro estado brasileiro com maior número de integrantes.
Segundo uma reportagem do Uol, os nove estados nordestinos possuem têm 3.818 criminosos filiados ao Primeiro Comando da Capital (PCC). O Ceará fica em primeiro lugar na região, em número de membros. Em segundo lugar fica Alagoas, com 970 integrantes. Considerando todo o país, o Estado perde apenas para São Paulo (7 mil) e Paraná (2.100). Apesar de a reportagem apontar que os dados não são oficiais, uma vez que o PCC opera fora da legalidade e por isto, não é um possível fazer um levantamento preciso, o promotor Lincoln Gakiya, que investiga o crescimento da facção, destacou que os números são importantes para ter uma noção sobre como o grupo opera no país. “Para cada cinco criminosos 'batizados' pelo PCC em São Paulo, já temos um 'batizado' no Ceará”, disse ao Uol.
O ponto de vista foi reforçado pelo presidente da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE, o advogado Márcio Vitor. “A gente não tem condição de precisar esse número, mas eu acredito que seja por aí [citando a reportagem do Uol]. Existem braços destas facções espalhadas por todo o país”, afirmou. Ainda segundo o presidente da Comissão, a fragilidade da Segurança no Ceará foi um dos aspectos que facilitou a entrada destas facções no Estado. “Houve uma expansão do tráfico de drogas e o Ceará deixou de ser uma rota do tráfico de drogas e se tornou um ponto de distribuição”, afirmou.
O advogado acredita que a superlotação das unidades prisionais é outro fator que contribuiu para o crescimento da facção no Ceará. Dados da Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), mostram que cerca de 20,9 mil pessoas integram o sistema prisional cearense em 12 grandes unidades prisionais e 130 cadeias públicas. Sendo a Região Metropolitana, a região que concentra a maior parte dessa população, com 11. 249 presos. Atualmente, o Estado dispõe apenas de 12.043 vagas para uma quantidade superior ao número de presos. “A superlotação e a omissão do Estado resultam no crescimento de presos que entram para o crime organizado ou não organizado. Em algumas situações eles são ameaçados, caso não queiram entrar”, disse.

A superlotação também facilita rebeliões e fugas. Na madrugada desta quinta-feira (19), um policial militar ficou ferido e um preso foi morto, durante uma tentativa de resgate ocorrida na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.
Márcio afirma que a introdução do PCC no Ceará aconteceu por volta dos anos 2000. O advogado ainda citou o assalto ao Banco Central, considerado o maior assalto da história do Brasil, como o consolidador da atuação do PCC no Ceará. Mas antes disto, a facção já realizava ataques, como o ocorrido contra uma empresa de segurança em 1999, quando cerca de R$ 6 milhões foram levados. “A gente sabe que na época em que o Camacho [Líder do PCC] foi preso pelo assalto à empresa de segurança, batizou alguns presos aqui e daí, disseminou”, afirmou.
Desde então, a facção tem se expandido e deixou de investir apenas em ataques a bancos e outras grandes empresas. Recentemente, uma reportagem da Época mostrou que o PCC, sob comando estadual de Alejandro Herbas Camacho Junior, irmão caçula de Marcos Willians Camacho, o Marcola, líder máximo do PCC, financiaria candidaturas no Ceará.
Crescimento no Norte e Nordeste
A reportagem divulgada pelo Uol, aponta que o Norte e Nordeste são “as mais novas fronteiras de expansão do PCC no Brasil”. As duas regiões registraram intensas rebeliões recentemente, com dezenas de mortos.
Com quase 6 mil membros, a facção tem 33% de seus filiados nas duas regiões. No Ceará, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), informou que não é possível precisar quantas internos são filiados à facções. Sobre as transferências realizadas recentemente, acompanhadas pelo Ministério Público, com finalidade de desarticular lideranças nas unidades, a pasta informou que os presos foram remanejados para outros presídios no Estado e por questões de segurança, dados não podem ser repassados. Mas, o Ministério Público divulgou que 930 presos tinham sido remanejados. A Secretaria de Justiça, por sua vez, limitou-se a informar que transferiu 25 presos para presídios federais nos últimos dois anos. As unidades federais, também chamadas de “presídios de segurança máxima”, são conhecidos por abrigar os presos considerados mais perigosos.
Segundo o advogado Márcio Vitor, é impossível definir o motivo do crescimento da facção criminosa no Ceará e no restante do Nordeste e no Norte. “É difícil traduzir o significado disso, mas acredito que é uma maneira de manter o domínio delas na região”. Márcio ainda pontuou que o crescimento do crime organizado favoreceu o nascimento de facções menores, considerados “braços”, como o Guardiões do Estado (GDE) e Família do Norte (FDN), que mais próximos à facção Comando Vermelho (CV), lutam contra a hegemonia do grupo rival.
Solução
O advogado ressalta que além de investir em Segurança Pública, é necessário pensar em que são aqueles que passam a ingressar nas facções criminosas. Para Márcio Vitor, a maior parte dos membros vem de lugares mais pobres, onde não existem políticas públicas suficientes para reverter a situação. “Falta investimento em Educação, conhecimento cultural. Faltam políticas públicas suficientes para distanciar estas pessoas do mundo do crime”, finalizou.

Fonte: C News

FORTALEZA-CE: Estrangeiro é baleado durante discussão em bar

  • PDF

Resultado de imagem para baleado ilustrativa

Um jovem estrangeiro foi baleado em uma discussão em um bar na avenida Mister Hull, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. A vítima, natural do continente africano, trabalhava no estabelecimento, quando o suspeito, um cliente, apresentou uma arma e efetuou os disparos.
A discussão começou quando o dono do bar reclamou do volume do som e pediu que o volume fosse baixado. O garçom foi auxiliar seu chefe, mas o cliente, identificado como Jhon Gleisson Jacinto Chagas, supostamente sob efeito de bebida alcoólica, sacou uma arma e fez os disparos. Apenas o garçom foi afingido com dois tiros.
Uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE), estava passando e os policiais escutaram os disparos. Jhon Gleisson foi preso em flagrante com duas armas calibre 38. O homem foi encaminhado ao 10º Distrito Policial, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Além de responder por tentativa de homicídio, responderá por porte de arma ilegal.
O estrangeiro foi socorrido e encaminhado ao Hospital Dr. Evandro Ayres Moura, conhecido como Frotinha, como Frotinha do Antônio Bezerra.

Fonte: C News

FORTALEZA-CE: Primos são presos suspeitos de matar rival e jogar corpo em canal

  • PDF

Dois primos foram presos na quarta-feira (18) suspeitos de assassinar um desafeto e jogar o corpo em um canal no Bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. Segundo investigações da Polícia Civil, Antonio Roniê de Abreu, 24 anos, foi morto após ter sido chamado para beber na casa de um dos criminosos.
O corpo da vítima foi encontrado em um canal da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com lesões no pescoço e nas costas. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) estiveram no local e realizaram os primeiros levantamento sobre a morte. O corpo foi retirado do local por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
Um inquérito policial sobre o caso foi instaurado na DHPP e encaminhado para o 12º Distrito Policial, que continuou as investigações e chegou aos suspeitos, de 20 e 22 anos. Um dos presos é um estudante universitário que passava férias na capital.
Em depoimento, um dos homens assumiu a autoria dos golpes de faca e disse que seu primo segurou a vítima. Na casa onde Antonio Roniê foi morto os policiais encontraram a faca utilizada no crime.
Motivação
A polícia apontou que um dos suspeitos tinha uma rivalidade com a vítima por envolvimento com uma mulher. A mulher de um dos suspeitos teve um relacionamento amoroso com a vítima, segundo um dos investigados declarou aos policiais. Ele disse ter descoberto isso por meio de postagem de fotos em redes sociais.
O delegado Marciliano Ribeiro, titular do 12º DP, informou que o “caso foi elucidado, mas as investigações continuam no sentido de descobrir se o crime foi premeditado”. Os primos, ambos sem antecedentes criminais, foram autuados em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil, meio cruel e dissimulação e por ocultação de cadáver.

Fonte: G1/CE

ARACOIABA-CE: Acidente de carro mata duas pessoas e deixa mais duas feridas

  • PDF

Imagem relacionada

Duas pessoas morreram após um acidente ocorrido no início da noite desta quinta-feira (19), na cidade de Aracoiaba, Maciço de Baturité. O acidente aconteceu por volta das 17h45, na CE-060, nas proximidades do quilômetro 74.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE), um dos condutores dos veículos perdeu o controle e bateu de frente em outro automóvel quetrafegava em sentido contrário.
Outras duas pessoas ficaram feridas em estado grave e encaminhadas para hospital.

Fonte: G1/CE

SENADOR POMPEU-CE: Objetos roubados são recuperados com dois assaltantes em ação policial

  • PDF

Resultado de imagem para plantao policial

Uma ação realizada em conjunto pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará resultou nas capturas de dois envolvidos no roubo a uma loja de roupas, na cidade de Senador Pompeu – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. O fato ocorreu nessa quarta-feira (18) e os capturados, dois adolescentes, foram interceptados logo após o delito. O caso é investigado pela Delegacia Regional da cidade, para onde os infratores foram encaminhados e autuados em flagrante.

Os dois adolescentes, de 15 e 16 anos, foram autuados em um ato infracional análogo ao crime de roubo duplamente qualificado por uso de arma de fogo e concurso de pessoas, além de associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Apenas um dos dois possui passagem pela Polícia por roubo. Eles e outros quatro suspeitos, sendo mais um menor e três adultos, roubaram roupas, dinheiro e outros objetos de uma loja situada na zona rural do município.

Após a ação criminosa, os assaltantes fugiram em três motocicletas para outra localidade, onde todos trocaram de roupas para despistar a Polícia e então regressarem para suas casas, ainda em Senador Pompeu. Na saída dessa região, eles se depararam com os policiais, que estavam em diligência à procura do bando. Os suspeitos efetuaram disparos contra os agentes de segurança e houve troca de tiros. Um dos adolescentes apreendidos foi ferido e encaminhado para uma unidade de saúde. Ele e o outro menor foram capturados quando abandonaram as motocicletas nas quais estavam e tentaram fugir por um matagal.

Durante a ocorrência, os policiais apreenderam uma mala, uma mochila, várias peças de roupas, calçados, perfumes e produtos cosméticos, entre outros, além de uma quantia em dinheiro e duas motocicletas de placas HXC-2856 e POR-2610. Os produtos roubados já foram restituídos ao proprietário.

O crime
Os seis envolvidos no roubo adentraram a loja e anunciaram o assalto às três pessoas que estavam no estabelecimento. Com o uso de armas de fogo, eles ameaçaram as vítimas e subtraíram objetos do local. Os demais assaltantes continuam sendo procurados e, de acordo com o delegado Jefferson Lopes Custódio, titular da delegacia de Senador Pompeu e responsável pelo caso, todos já foram identificados. As investigações continuam.

Caso alguém tenha informações sobre o paradeiro dos suspeitos procurados pela Polícia, denúncias podem ser feitas para o disque denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), pelo número 181, ou para a Delegacia Regional de Senador Pompeu, no telefone (88) 3449-1324. O sigilo é garantido.

Fonte: SSPDS

CARIRIAÇU-CE: Idoso morre após ser atingido por raio

  • PDF

Um idoso de 72 anos morreu na última quarta-feira (18), após ser atingido por um raio, no município de Caririaçu, 503 km de Fortaleza.
A vítima, identificada como José Correia Gomes, estava trabalhando em sua plantação na zona rural e demorou muito para retornar. Os familiares ficaram preocupados e quando chegaram ao local, encontraram o corpo.
De acordo com a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), o idoso foi atingido por uma descarga elétrica e não resistiu. Nas últimas 24 horas, choveu 25 milímetros no município, sendo a sexta maior precipitação do Estado.

Fonte: C News

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Total de Acessos

  • Visualizações de Conteúdo : 17813351

.:: Fique ainda mais conectado ao seu SPN::.


Internautas Online

Nós temos 1217 visitantes online