Sobral

Prefeito Ivo Gomes empossa 135 professores da Rede Municipal de Ensino de Sobral

  • PDF

O prefeito Ivo Gomes deu posse, nesta terça-feira (17/01), para 135 professores aprovados em concurso público, que passam a compor o quadro efetivo do Sistema Municipal de Ensino de Sobral. Centenas de pessoas, entre autoridades, empossados e familiares, lotaram o Centro de Convenções de Sobral para participar da solenidade, que foi aberta com a apresentação do Vocal UFC.

“O primeiro ato público do meu governo ser um ato da educação simboliza meu compromisso com a educação pública municipal de Sobral, que não é de hoje porque já fui secretário da Educação”, destacou o prefeito Ivo Gomes, que também falou dos próximos desafios. “Neste mandato, daremos o segundo grande salto na educação pública de Sobral. Nosso grande desafio não é mais o Ideb. Estamos mais preocupados com uma formação holística, para que nossos alunos adquiram as competências das linguagens e códigos, mas que a escola os ajude a descobrir o conhecimento, os valores, a importância de viver numa sociedade igualitária, fraterna e pacífica. A chegada de vocês é motivo de grande alegria para nós porque traz um olhar novo. No que depender da Prefeitura de Sobral não vai faltar nada para vocês. Contem comigo!”.

Representando os professores empossados na solenidade, a pedagoga Mousiely Samya Soares Moreira; o professor de Matemática, Francisco Isael da Silva Lima; e a professora de língua estrangeira – Inglês, Luciana Maria de Paula, receberam das mãos do prefeito Ivo Gomes e do secretário da Educação, Herbert Lima, os seus atos de posse.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, parabenizou os professores empossados e frisou os desafios da Rede Municipal de Ensino, que já é considerada a melhor do Brasil. “Temos muitos desafios e muitas responsabilidades, especialmente, para garantir avanços, mas também a manutenção do legado de conquistas que Sobral tem na educação básica nos últimos vinte anos. Ao longo desta gestão a Secretaria da Educação estará incansavelmente ao lado de vocês para apoiá-los, valorizá-los, capacitá-los e, acima de tudo, garantir o êxito da missão que assumem neste momento”, afirmou.

Os professores empossados assumirão salas de aula no início deste ano letivo, dia 30 de janeiro. O concurso público foi realizado em quatro etapas para provimento efetivo dos cargos de professor da Educação Infantil e Ensino Fundamental inicial (pedagogos) e professor de Ensino Fundamental final (Matemática e Inglês).

Em nome dos professores empossados, a professora Fernanda Almeida ressaltou a importância dos professores na construção da educação pública de qualidade com equidade. “Hoje estamos não somente sendo empossados professores do Sistema Municipal de Ensino, estamos assumindo publicamente o compromisso com a aprendizagem de cada um dos alunos que estarão nas salas de aula. É um privilégio fazer parte do grupo de professores do sistema público de educação que é referência no Brasil”, comemorou.

Também participaram da solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Sobral, Paulo Vasconcelos; o reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fabiano Carvalho; o coordenador do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, Vicente Pinto; o coordenador da 6ª Crede, Daniel Costa; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral, Gilvan Azevedo; secretários municipais, vereadores, diretores e coordenadores das escolas municipais, além de familiares dos professores empossados.

Ascom PMS

Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico promove encontro com artesãos

  • PDF

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com a Associação dos Artesãos de Sobral (ASAS), realiza, nesta quarta-feira (18), às 18h30, no Centro de Convenções, encontro 'O artesanato na era do Conceito'.

Para promover aprimoramento profissional e fomentar o desenvolvimento do artesanato local, "o encontro discutirá temas como inovação, criatividade e qualidade dos produtos artesanais, além da qualidade no atendimento como diferencial competitivo," informou o secretário da Tecnologia e do Desenvolvimento Econômico do Município, Marcos Villas-Bôas.

A formação, que será ministrada pela consultora empresarial e administradora Filomena Aragão Vasconcelos, visa ainda o fortalecimento do artesanato sobralense como um importante agente de produção cultural e econômica, que gera empregos e contribui para o resgate da vocação cultural nas comunidades.

Serviço:
Encontro 'O artesanato na era do Conceito'
Data: 18 de janeiro de 2016 (quarta-feira)
Local: Centro de Convenções (Rua Visconde de Sabóia 300, Junco - Sobral)
Horário: 18h30
Acesso: Gratuito

Ascom PMS

UVA terá 50% das vagas destinadas a egressos do ensino público

  • PDF

uvacampusbetania

O governo do Ceará deve sancionar hoje, 17 de janeiro, a lei que institui o sistema de cotas nas três universidades estaduais (UECE, URCA e UVA). De autoria do deputado Zé Ailton Brasil (PP), a lei 244 foi aprovada em 22 de dezembro, e terá vigor pelos próximos dez anos.

Semelhante ao sistema adotados pelas universidades federais, metades das vagas de cada vestibular serão destinadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública, entretanto, não haverá cotas raciais, como acontece nas instituições federais.

Inácio Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado destaca que a nova lei permitirá o acesso das camadas mais importantes da população à universidade.

"Agora, iremos garantir que no Ceará todos os cursos, e não apenas determinadas áreas tenham 50% dos alunos vindos da escola pública", garante Inácio, acrescentando que "está é uma conquista da luta dos estudantes, principalmente, e da elevação da consciência de determinados setores da comunidade acadêmica e da esfera governamental".

Vale destacar que alguns cursos da Universidade Vale do Acaraú, como por exemplo a graduação em Direito tem a grande maioria dos alunos oriundo do ensino privado, a sanção dessa lei irá mudar bastante o perfil dos graduandos da área.
O próximo vestibular deve acontecer entre março e abril, são esperadas cerca de 900 vagas para mais de 20 cursos.

Fonte: Blog do Messias Elmiro

''As mulheres precisam ter mais coragem para enfrentarem a batalha política'', diz Socorrinha Brasileiro ao Programa Cidade 95

  • PDF

socorrinhaentrevista1

Eleita vereadora de Sobral com 1.419 votos, Socorrinha Brasileiro (PDT) esteve nesta segunda-feira, 16, no Programa Cidade 95 falando sobre suas propostas para o distrito de Taperuaba, a participação da mulher na política e relação com vereadores da oposição na Câmara Municipal.

A professora e vereadora Socorrinha Brasileiro oriunda do distrito de Taperuaba ficou como suplente na eleição municipal 2016, mas após os vereadores eleitos Júlio Cesar e Aleandro Linhares serem convidados a fazer parte do secretariado do prefeito Ivo Gomes (PDT), ela e a vereadora Alessandra Ponte, que também encontrava-se como suplente, ocuparam as duas cadeiras na Câmara de Sobral.

A vereadora já atuou como professora de colégios do Estado e atualmente trabalha em escolas do município. Durante a entrevista, ela manifesta a relação forte que tem com a área da educação. De acordo com Socorrinha, o distrito de Taperuaba foi contemplado com uma escola de tempo integral, além de saneamento básico para a comunidade. Os convênios foram assinados e licitações encaminhas, mas segundo ela, o recurso federal não foi liberado após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). 

"Já conversamos com o prefeito Ivo Gomes sobre essas duas conquistas que Taperuaba almeja e ele está tomando as providências necessárias para realizar esse grande sonho", disse ela.

Atualmente, a Câmara Municipal conta apenas com 3 parlamentares do sexo feminino. Para a vereadora, as mulheres têm que ter mais coragem para participar da política. "É a quarta vez que eu vinha tentando uma vaga na câmara. Nós sabemos que as mulheres precisam muito de políticas públicas e nós, enquanto mulheres, precisamos ter consciência do nosso espaço e buscar esses meios", destaca Socorrinha.

Em relação aos vereadores de oposição, Socorrinha garante que todos são defensores da população e que o respeito precisa prevalecer.

"Acredito que todos que estão lá, os vinte e um, no momento de votar o que é melhor para Sobral, quem não votar o que for melhor estará votando contra si. Eu vou continuar com meu propósito da boa amizade", finaliza Socorrinha.

 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A ENTREVISTA COM A VEREADORA SOCORRINHA BRASILEIRO, NA ÍNTEGRA !

Reportagem de Thais Menezes | Fotos: Thales Menezes

Prefeito de Sobral busca melhorias para o município em reuniões com DNIT, SRH, Sesa e Secretaria das Cidades

  • PDF

ivoreuniao160117

Na corrida por investimentos em Sobral, o prefeito Ivo Gomes cumpriu, nesta segunda-feira (16/01), uma extensa agenda em órgãos estaduais e federal no município de Fortaleza. O chefe do Executivo municipal participou de audiências no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SRH), na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), na Secretaria das Cidades e no Gabinete do Governador (Gabgov).

Uma das maiores preocupações apontadas pelo prefeito - o colapso de água que pode ser causado pela falta de chuvas em Sobral nesse ano - foi pauta da reunião com o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. O titular da Secretaria se comprometeu a fazer uma reunião no município, já nesta quinta-feira (19/01), com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) e com a Prefeitura para traçar a real situação do abastecimento de água no município e elaborar um plano de urgência, a ser utilizado em caso de mais um ano de seca.

Já em audiência com o secretário da Saúde, Henrique Javi, o Prefeito tratou da otimização da compra de medicamentos para o município, além da solicitação para implantação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em Sobral, cidade que sedia os dois equipamentos - a Policlínica e o Centro de Especialidades Odontológicas - que compõem o Consórcio Regional de Saúde da Região Norte. Ivo Gomes, inclusive, recebeu apoio do Governo do Estado, por meio do chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, e de Javi para ser presidente do Consórcio.

Durante reunião com o superintendente do DNIT no Ceará, Diógenes José Tavares, o Prefeito discutiu obras da rotatória na saída oeste de Sobral, na BR-222, de forma a viabilizar a duplicação completa da avenida Ermírio de Moraes, que vai ser tocada pela Secretaria das Cidades do Ceará. Além disso, Ivo Gomes iniciou a discussão de intervenções e melhorias no bairro Sumaré, na via que margeia a mesma BR.

Ascom PMS

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Total de Acessos

  • Visualizações de Conteúdo : 17776893

.:: Fique ainda mais conectado ao seu SPN::.


Internautas Online

Nós temos 2262 visitantes online