Sobral

Inscrições para cursos técnicos no IFCE Sobral terminam hoje

  • PDF

ifcejonasaraujo

As inscrições para os cursos técnicos do campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) terminam na próxima sexta-feira, 20 de janeiro. O processo seletivo é para o semestre 2017.1. Ao todo, são ofertadas 245 vagas. As inscrições são exclusivamente pela internet.

As vagas são para sete cursos técnicos gratuitos: Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho. Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio. As aulas são no turno da noite, com exceção do curso de Segurança do Trabalho, que é ofertado à tarde. Cada curso conta com 35 vagas.

Para a inscrição, é cobrado o valor de R$ 40. A data de realização das provas - Redação e Conhecimentos Gerais - será 19 de fevereiro. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do IFCE (http://qselecao.ifce.edu.br), onde poderá também consultar o edital para mais informações.

Serviço:
Inscrições no processo seletivo 2017.1
Quando: até 20 de janeiro
Cursos ofertados: Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho
Onde se inscrever: http://qselecao.ifce.edu.br/lista_concursos.aspx

Tiago Braga - Jornalista

Secretaria da Segurança e Cidadania realiza campanha educativa no trânsito de Sobral

  • PDF

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Segurança e Cidadania, e Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), está realizando uma ação educativa nas ruas da sede do Município durante todo o mês de janeiro.

Com o apoio dos agentes de Trânsito, a campanha realiza fiscalizações diárias, preenchimento de notificações de advertência, além de conversas com a população sobre auxílio na condução dos veículos. As notificações são entregues na residência do proprietário do veículo para que o mesmo tenha ciência do cometimento da infração.


“Durante todo o mês de janeiro faremos esse trabalho de conscientização com a população sobralense sobre a importância de respeitar não só as leis de trânsito, mas também os direitos das outras pessoas, como, por exemplo, a travessia na faixa de pedestres, a questão da parada obrigatória, o estacionamento para idoso e portador de necessidades especiais, entre outras infrações que são cometidas no dia a dia”, destacou o coordenador da CTTU, Julif Guedes, acrescentando que, nessa fase educativa, a notificação ainda é de advertência e não consiste em multa e nem em pagamento por parte do condutor.

Ascom PMS

Sala do Empreendedor | Prefeitura capacita jovens do Projeto Primeiro Passo

  • PDF

Com o intuito de promover capacitação para a inserção de jovens no mercado de trabalho, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Tecnologia de Desenvolvimento Econômico (STDE), realizou na quarta-feira (11/01), palestra sobre economia criativa e empreendedorismo para cerca de 25 jovens, integrantes do Projeto Primeiro Passo - Jovem Aprendiz, no SEST/SENAT. Ministrada pelo agente de Desenvolvimento da STDE, Yves Gurgel, a palestra apresentou conceitos modernos de administração, empreendedorismo, intra-empreendedorismo e inovação.

A iniciativa faz parte das ações da Sala do Empreendedor de Sobral, coordenada pela STDE, e tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais, facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividades informais oferecendo aos microempreendedores Individuais (MEI's) informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, além de orientação e capacitação empreendedora.

Ascom PMS

Integrantes dos municípios do Consórcio para Destinação Final de Resíduos Sólidos participam de assembleia em Sobral

  • PDF

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e os demais integrantes do Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes), se reuniram em Assembleia Geral, na manhã desta quarta-feira (18/01), na sala de eventos do Paço Municipal, para encaminhamentos voltados ao Aterro Sanitário Regional.

Durante a Assembléia, os técnicos da Secretaria das Cidades do Ceará apresentaram as ações dispostas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que visa fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos na Região. O termo foi assinado no mês de setembro de 2016 pelos 14 municípios integrantes do Comderes.

Foram deliberadas ainda a composição do novo secretariado executivo; do contrato de ordens de despesa; da nova diretoria, composta pelo prefeito de Forquilha, Gerlásio Loiola, para presidente, e pelo prefeito de Frecheirinha, Carleone Júnior, para vice-presidente. Além disso, a equipe da Secretaria das Cidades apresentou o trabalho que será realizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) em Sobral.

Central de Tratamento de Resíduos

A Central de Tratamento de Resíduos tem como objetivo substituir os lixões e proporcionar o gerenciamento de diversos tipos de resíduos, reduzindo a poluição e os impactos ambientais e sociais.

Em seu projeto original, a CTR será dividida em quatro partes. A primeira delas constitui-se de uma central de compostagem, que transforma o lixo orgânico em adubo. O segundo módulo está destinado ao tratamento de resíduos da construção civil. Na Central também haverá espaço para o tratamento de poda de árvores e finalmente, um aterro sanitário.

A CTR será construída em Sobral, em uma área total de 114,18 hectares. O empreendimento será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento aproximado de R$25 milhões.

Ascom PMS

"Eu vou estar ao lado do povo", diz Cleiton Prado durante entrevista ao Programa Cidade 95

  • PDF

cleitonentrevista1

Eleito com 1.583 votos, o vereador sobralense Cleiton Prado (PSL), esteve nesta quarta-feira, 18, no Programa Cidade 95, onde foi entrevistado pelos radialistas Hernane Linhares e Marcos Mesquita. Além de vereador, ele também trabalha como professor de karatê e foi convidado para ser o 2° secretário da mesa diretora na Câmara Municipal.

No período eleitoral, Cleiton apoiou a candidatura de Dr. Guimarães (PSDB). De acordo com o vereador, ao ser eleito, os dois conversaram sobre de qual lado o professor ficaria na Câmara Municipal, se faria oposição ou se apoiaria o prefeito Ivo Gomes (PDT). "Guimarães disse que a decisão seria minha", relatou.

cleitonentrevista2

Ainda segundo o vereador, ele também procurou conversar com seus eleitores. "Eles diziam para eu apoiar o Ivo. Eu vou estar ao lado do povo. A maioria escolheu Ivo Gomes como prefeito. Ou eu ficava de um lado ou ficava de outro. Ficar só é meio complicado. Até porque a união faz a força. Sozinho ninguem consegue fazer nada", destaca Cleiton ao declarar apoio ao prefeito eleito.

O professor que representa os bairros mais carentes e as crianças e jovens em estado de vulnerabilidade também vai atuar como presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos e Minorias em Sobral. Já no início de seu mandato, diversas solicitações e requerimentos já foram feitos e encaminhados para votação na Câmara.

cleitonentrevista3

Dentre suas primeiras propostas estão a limpeza de um canal no bairro Dom José e as mudanças em nomes de ruas e praças em determinados bairros de Sobral.

"São solicitações das pessoas que nos procuram. A gente vai tentar ajudar a todos da melhor maneira possível", conclui o vereador.

cleitonentrevista4

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A ENTREVISTA DO VEREADOR CLEITON PRADO, NA ÍNTEGRA.

Reportagem de Thaís Menezes | Fotos: Thales Menezes 

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Total de Acessos

  • Visualizações de Conteúdo : 17813391

.:: Fique ainda mais conectado ao seu SPN::.


Internautas Online

Nós temos 1255 visitantes online